Ingrediente do mês – Aveia

Aveia receitas

O primeiro “Ingrediente do mês” deste ano é a Aveia!

(Sim, este artigo está um bocadinho atrasado, visto que já devia ter saído em Janeiro…vamos tentar esquecer isso, sim?…Obrigada!) 🙂

Desta vez fui eu que escolhi destacar a aveia, ao contrário do que tem acontecido nos meses anteriores em que foram vocês que decidiram, aqui. Espero que não se chateiem 😉

Este é um daqueles ingredientes que não pode faltar na minha cozinha! É tão versátil que pode ser usado em qualquer refeição, em salgados ou doces!

Características

A aveia é um cereal e encontra-se à venda de diversas formas. Podemos encontrar o grão inteiro, flocos, farelo ou farinha.

Devido ao seu alto teor de fibra, a aveia ajuda a regular os níveis de colesterol, promove o bom funcionamento do intestino e contribui no controlo do índice glicémico.

Vale a pena referir que, ao contrário do que se possa pensar, a aveia não contém naturalmente glúten. No entanto, por ser processada por vezes no mesmo local que outros cereais que contém glúten (trigo, cevada, centeio) poderá haver contaminação, portanto doentes celíacos devem ter isso em atenção ao escolher a aveia.

Sugestões

Aqui ficam algumas ideias 🙂

Hambúrgueres de Ervilhas

hambúrgueres de ervilhas e aveia

Papas de Aveia e Banana

Papas de Aveia

Bolinhas nutritivas de Figos Secos

Bolinhas nutritivas de Figos Secos e aveia

Podes ver aqui todos os artigos do “Ingrediente do mês” que estão carregados de informação muito útil e receitas saborosas!

Se queres participar nas votações do “Ingrediente do mês” e ter acesso a um grupo de conversa e de partilha de informação sobre estilo de vida saudável e alimentação vegetariana, adere aqui.

Até breve!

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