Soja faz bem ou mal?

Afinal, a soja faz bem ou mal?
Esta é uma questão muito frequente e que surgiu aqui recentemente.

O que é soja? A soja é uma leguminosa, como o feijão, as lentilhas, as ervilhas, o grão… A maior diferença é que, em termos nutricionais, considera-se que é mais completa como fonte de proteína.
As proteínas são compostas por vários aminoácidos e a soja tem uma grande quantidade e variedade de aminoácidos, sendo por isso considerada uma das melhores fontes de proteína vegetal.

A soja e as hormonas…

A soja contem isoflavonas, que são um fitoestrogénio, com estrutura semelhante às hormonas femininas estrogénicas. Existe algum receio relativamente à ingestão de soja, por se achar que vão haver alterações hormonais, nomeadamente no sexo masculino.

Na verdade há muitos alimentos, além da soja, que consumimos que contêm estes fitoestrogénos. O alho, o trigo, o arroz, os feijões, as cenouras, as batatas, as tâmaras, as romãs, as maçãs, o café, são apenas alguns exemplos.
Seria necessário consumir enormes quantidades de soja (que é o alimento que se conhece com maior concentração desta substância) para ter algum efeito nesse sentido.
Para compensar as alterações hormonais nas mulheres na menopausa, por exemplo, por vezes é sugerida a toma de cápsulas de isoflavonas de soja, onde a sua concentração é muito superior, de forma a obter resultados.

A soja é OGM

Há vários alimentos geneticamente modificados, a soja é apenas um deles. Por supostamente ser mais fácil e rentável cultiva-la assim, a maioria da soja produzida no Mundo é geneticamente modificada.

Por serem relativamente recentes, ainda não há nenhuma conclusão cientifica sobre se os organismos geneticamente modificados (OGM) são ou não prejudiciais à saúde. Na minha opinião, devemos evita-los.
É conveniente ler os rótulos para perceber se aquele produto contem OGM, geralmente essa informação encontra-se nas embalagens. Ao comprar soja, ou produtos derivados, biológicos há garantia de não ser OGM.

A desflorestação

A produção da soja está associada à desflorestação que tem ocorrido nas maiores áreas verdes do Mundo e ficou com má fama também à conta disso. Na realidade, se a soja fosse usada apenas para consumo humano (directo) nunca seria necessária tanta produção como a que há actualmente e portanto não haveria este efeito nas florestas. Seria cultivada como qualquer outra leguminosa (o que até é bom para manter os solos férteis, mas isso é assunto para outro post).

Soja granulada/texturizada/PTS

A soja, como qualquer outro alimento, deve ser consumida o menos processada possível. Os grãos, bebida, tofu, tempeh, molho de soja, iogurtes (produtos pouco processados/fermentados), são boas opções. A soja granulada/texturizada, não é benéfica, porque passa por muitos processos químicos e mecânicos até se chegar ao produto final, o que faz com que perca uma grande parte dos nutrientes que poderia ter.

Então, a soja faz bem ou mal?

A minha opinião depois de muito ler e pesquisar sobre o assunto é que, podemos e devemos consumir soja com moderação como qualquer alimento, privilegiando sempre os produtos mais próximos do grão da soja em detrimento dos produtos muito processados.

soja faz bem ou mal

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d bloggers like this: