Bolinhos de Coco (sem glúten)

O tempo começa a ficar fresco e chuvoso e sabe mesmo bem saborear uns bolinhos com uma chávena de chá ou outra bebida quente (falando nisso, espreita a minha receita de chocolate quente que é delicioso).

Mas falando dos bolinhos…

Estes bolinhos de coco são bastante diferentes dos tradicionais, primeiro porque são bem mais saudáveis por não conterem açúcar, depois porque não têm ovo e portanto não contêm colesterol e são adequados para quem tem alergia ou intolerância a este ingrediente.
São, também por isso, uma óptima opção também para as crianças 🙂

Para substituir o açúcar decidi usar ameixas secas, mas também pode optar por usar tâmaras secas.
As frutas secas, no geral, são ricas em vitaminas e minerais da mesma forma que as frutas frescas. A maior diferença é que, como quase não têm água, o seu sabor é mais acentuado e parecem mais doces.
É necessário ter atenção à lista de ingredientes que consta nas embalagens destas frutas porque muitas vezes (mesmo quando se encontram no rótulo expressões como “ao natural” “100% natural”…) elas podem conter aditivos como xarope de glicose, algum tipo de conservante ou corante, ou outras substâncias nada saudáveis e que devemos evitar ao máximo.

Como alternativa ao ovo optei por usar as sementes de chia.
Estas sementes são um superalimento! São ricas em cálcio, ferro, ómega 3, magnésio, manganês, selénio, fósforo, proteínas, fibras, vitamina K…além disso são muito saciantes e ricas em antioxidantes! Enfim, são tudo de bom!

Receita
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
  • 4 colheres de sopa de água
  • 5 a 8 ameixas ou tâmaras secas (a gosto)
  • 100ml de bebida vegetal (usei esta)
  • 100g de coco ralado

Hidratar as sementes de chia na água durante cerca de 10 a 15 minutos. Num processador, triturar as ameixas (ou as tâmaras) na bebida de aveia.
Misturar o preparado de chia com a bebida de aveia e ameixas (ou tâmaras) e com o coco.
Colocar em formas de papel pequenas porções de massa e levar ao forno pré aquecido a 170º durante cerca de 10 a 15 minutos.

Bom apetite!

bolinhos de coco

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
%d bloggers like this: